CALHAU #1 em Moledo

CALHAU #1 é uma mostra de artes multidisciplinar, que se realizará em Moledo, organizada pelo fotógrafo Nicolas Lemonnier e o artista plástico Manuel d’Olivares com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, a colaboração do Moledo Acontece e a participação do Museu da Lourinhã.

Esta mostra de artes fará dialogar a arte contemporânea nas suas várias expressões e linguagens (artes plásticas, Land arte, vídeo-instalação, instalação-som, cerâmica, performance, dança, música) com os espaços de arquitetura rural e a identidade da aldeia e dos seus habitantes tendo em atenção a(s) sua(s) história(s) e tradições, as suas vivências e memórias.

Assim foram criados dois percursos, um pela aldeia onde os artistas intervêm nos vários espaços, palheiros, espaços de recolha de alfaias agrícolas, ruinas, fachadas, e outro por um trilho no planalto com início e final na aldeia dedicado à Land arte.

Fará também parte da mostra um percurso culinário na aldeia, com a participação dos habitantes, com receitas criadas, por Giovanni de Biasio, a partir de produtos locais, confecionadas e comercializados pelos mesmos tendo em atenção que no espírito desta mostra está a Pegada Ecológica Zero e a ausência total de plásticos e refrigerantes industriais.

No decorrer da mostra será apresentado o Museu do Nada de Moledo (MuNaMo) cuja duração expositiva, será o decorrer da mostra com acervo constituído por peças resgatadas ao abandono por Manuel d’Olivares na aldeia e que tendo perdido a sua funcionalidade adquiriram, com o seu deterioro, uma beleza plástica.

Durante os dias da mostra os escultores António da Cunha e Clara Ribeiro executarão duas obras ao vivo que passarão a fazer parte do conjunto de esculturas existente em Moledo e realizar-se-ão vários workshops tais como desenho e aguadas, escrita criativa, teatro, escultura para crianças e Kamifusen.

Entre os artistas convidados estão João Galrão, Silvia Klainscek , Fernando Sarmento, Helena Aikin, Rui Mourão, Marco Mesquita, Manuel d’Olivares, Mário Rita, Pablo Lazara, Henrique Reis, Francisco Coelho, Pedro Santos, Marta Ramos, Lídia Martinez, Teresa Palma Rodrigues, António da Cunha, Clara Ribeiro,  Cristina Troufa, Pascale Maguerez, André Alsán,  Mauro Pires, João Peças, Massimo Neves, entre outros.

O evento irá decorres nos seguintes dias:

30-31 de Agosto e 1,6-8 de Setembro 

Muito nos honraria a vossa presença!