Religioso

Igreja Matriz

Moledo tem uma igreja matriz, a qual pertenceu em tempos ao Arcediago de Óbidos, e foi filial da Colegiada de São João do Mochara. A igreja apresenta uma arquitetura popular religiosa, típica do século XVII desta região, caracterizando-se pela tipologia de alpendre, tendo sido construída sob influência do estilo “brutesco nacional”.

Estima-se que a Igreja começou a ser edificada nos finais do século XVI ou inicio do século XVII, ostentando a mesma uma trilogia composta por azulejaria, pintura de tetos e talha dourada.

A igreja ostenta azulejos que vão até meia altura de parede, sendo esta a partir daí pintada.

igreja2

Os azulejos apresentam interligações de ornatos de formas geométricas e policromas que originam uma mala ornamental cerrada. Este tipo de composição livre, tem a designação de grotesco e era geralmente executada por modestos artificies.

O teto da igreja matriz é formado por 15 caixotões de madeira coberto com pinturas de brutesco, dispostos em 3 fiadas, com ornatos formados por enrolamentos, florões, cartelas, anjos, símbolos religiosos, flores, vasos, entre outros.

igreja3 igreja4

Em cada “painel” sobressai um medalhão central exibindo figurões simbólicos das latinas marianas. Esta igreja é dedicada ao Divino Espirito Santo e como forma de exaltar esta devoção, encontramos no centro do teto, um painel com a representação de “Pentecostes”. Embora não hajam documentos escritos, alguns estudos e por analogia com outras obras do mesmo nesta região, apontam para que as pinturas do teto sejam da autoria de Pedro Peixoto, o qual nasceu em Braga, executando inúmeros trabalhos nesta região de Peniche.

A igreja carateriza-se ainda por possuir um corredor central na qual existem pedras tumulares com inscrições aparentemente impercetíveis.

Do património da igreja importa ainda salientar a imagem de Santo Antão, Santa Ana e o Relógio do Sol.

igreja5

A imagem de Santo Antão trata-se de uma valiosa escultura gótica, de madeira pintada que poderá remontar ao século XV, apresentando esta figura uma verticalidade que faz com que esta pareça o prolongamento do pedestal. O Santo Antão, património da igreja do Moledo, alia a inexpressividade da fisionomia a uma rigidez de movimento que lhe exprime grande frontalidade. Tal como as sua congéneres, esta escultura apresenta os cabelos e os fios de barbas escorridos e, as suas vestes caindo paralelas ao longo do corpo.

A imagem de Santa Ana trata-se de uma imagem tipicamente barroca, em madeira articulada.

Esta imagem, à semelhança das do período barroco destinavam-se a ser vestidas e ornamentadas, de forma a deslumbrar pela sua riqueza e aparato, fazendo parte dos altares. Nesta escultura, o livro que ostenta na mão, permite identificar Santa Ana, mãe da Virgem Maria e, portanto, avó de Jesus.

igreja6

O relógio do sol é um instrumento destinado a determinar as horas do dia, através do movimento da sombra de uma haste produzida pelos raios solares. Este relógio, de calcário, tem configuração vertical e está legível a numeração romana, estando contudo muito degradado e a precisar de restauro. A perda mais significativa terá sido o gnómon, irremediavelmente desaparecido.

Pelas suas características, parece ser uma peça do século XVII, o qual depois de restaurado, embelezaria significativamente esta igreja.

Igreja de São Bartolomeu dos Galegos

Do património da igreja fazem parte três cabeceiras de sepulturas medievais, descobertas em 1995, aquando da construção, no adro, da capela mortuária. Datadas do finais do século XII ou princípios do século XIII, têm esculpidas cruzes páteas, uma cruz grega e um pentagonal.

A existência das cabeceiras indica a presença de um estrato populacional superior ao dos camponeses, provavelmente os mestres canteiros (os colonos galegos), cuja profissão perdura em São Bartolomeu até hoje.

Em frente, esta uma capela por São Lourenço.

igreja

 Igreja de Santo António da Pena Seca

A Igreja de Santo António da Pena Seca é situada na aldeia de Pena Seca, na freguesia de São Bartolomeu dos Galegos. A Igreja é uma pequena construção rural do século XVI com alpendre de três águas sobre a porta principal.

Igreja do Paço

 

ISBRAS

Capela de São Domingos

054_54

Cruzeiros

Cruzeiro da Independência

Cruzeiro da Independência

Erguido com pedra da região por altura das comemorações do duplo centenário em 1940.

Situado na Rua 24 de Agosto.

Cruzeiro de Cariz Religioso

 

Cruzeiro de São Bartolomeu
Situado na Rua das Flores e na Rua do Cruzeiro em São Bartolomeu dos Galegos, sendo o único existente no Concelho da Lourinhã com base circular e três anéis.

Cruzeiro da Feteira

059_59

Cruzeiro de Pena Seca

20150608_163343_Richtone(HDR)

 

Diversos